gov.br

Departamento de Economia Agrícola

Área do conteúdo

Professor Robério Telmo Campos, do Departamento de Economia Agrícola, é agraciado com a honraria de Membro Legendário da SOBER

Data de publicação: 23 de junho de 2022. Categoria: Notícias

O professor Robério Telmo Campos, do Departamento de Economia Agrícola, será agraciado com a honraria de Membro Legendário da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), no 60º Congresso da SOBER, que será realizado em Natal-RN no período de 08 a 11 de agosto de 2022.

A honraria máxima da SOBER é destinada para a pessoa cuja trajetória profissional contribuiu de forma qualificada e ilibada, para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na área de ciências sociais rurais, sendo, doravante, imortalizada na história da sociedade, passando a compor o seleto grupo de Membros Legendários da SOBER, cuja lista está acessível aqui.

A honraria será outorgada em cerimônia a se realizar em 09 de agosto de 2022, às 16:30, no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária da SOBER.

Biografia

O professor Robério Telmo Campos possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991).

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) em três gestões: 1988-1990; 1994-1996; 1997-1998. Foi Chefe do Departamento de Economia Agrícola da UFC por dois mandatos (2011-2012 e 2013-2014). Foi Representante do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará como membro eleito pelos Professores Titulares.

Aposentou-se como Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (1979 – 2015). Foi professor da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (em 2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (2017 – 2022).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

É autor de livros, artigos e pesquisas, destacando-se, no âmbito da SOBER, a publicação de 09 artigos na Revista de Economia e Sociologia Rural e 113 em Anais da SOBER.

É membro atuante da SOBER no período de 1979 a 2022, avaliando trabalhos para os Congressos e para a Revista de Economia e Sociologia Rural, além de ter sido representante da Região Nordeste na Diretoria da Sociedade por dois mandatos.

É presença constante nos Congressos da SOBER, sempre estimulando alunos, profissionais da área e colegas a participarem dos eventos da Sociedade. No período compreendido entre 1990 e 2019, faltou a apenas três congressos.

Fonte: professor Rogério César Pereira de Araújo, Chefe do Departamento de Economia Agrícola.